sexta-feira, junho 09, 2006

Ser Português(noções)

SER PORTUGUÊS
"Ser português é também uma arte,e uma arte de grande alcance nacional,e,por isso,bem digna de cultura.
O mestre que a ensinar aos seus alunos,trabalhará como se fora um escultor,modelando as almas juvenis para lhes imprimir os traços fisionómicos da raça Lusíada.São eles que a destacam e lhe dão personalidade própria,a qual se projecta em lembranças no passado,e em esperança e desejo no futuro.E,em si,realiza,deste modo,aquela unidade da morte e da vida,do espírito e da matéria,que carecteriza o ser."
(...)Colocar a nossa pátria ressurgida em frente do seu Destino.
As Descobertas foram o inicio da sua Obra.Desde então até hoje tem dormido.Desperta, saberá concluí-la, porque o definitivo não existe."


Raça
"Empregamo-la como significando um certo numero de qualidade electivas,(num sentido superior)próprias de um Povo,organizado em Pátria, isto é,independente,sobo ponto de vista politico e moral.
Tais qualidades são de natureza animal e espiritual,resultante do meio fisico(paisagem)e da herança étnica,historica,juridica,literaria,artistica,religiosa ew mesmo economica.
Herança,neste caso,significa tambem tradição.
Uma raça possui os carecteres de um ser vivo,e como tal devemos considerar."
Herança e Tradição
"Se o português,como individuo,herda a qualidade de familia,herda igualmente as da sua raça,porque o homem não cabe dentro dos seus limites individuais.
O português participa tambem da herança etnica,historica,ou tradicional,adquirindo assim uma segunda vida que,por mais vasta, abrange e domina a sua existência de individuo."
Carecter ou personalidade
"O carecter é a expressão total das qualidades,conservadas e transmitidas pela herança e tradição,que definem uma raça.
A sua actividade visa um fim social,economico,religioso,artistico,etc.
quando estas qualidades,são as proprias da Raça que devemos cultivar.Não há maior erro que a pretendida substituição das qualidades proprias por aquelas que admiramos nos outros povos.Destruimos por completo o nosso carecter e adulteramos,em nós,o que há de bom nos estrangeiros.Não troquemos a nossa figura pela mascara importada.
Ao espirito simiesco,de imitação,oponhamos o espirito e iniciativa criadora."
tria
A ideia de Pátria inclui a de raça,conforme o significado que demos a esta palavra.Todavia,esta ideia pode sobreviver àquela,na qual se contem a ideia de independencia.
Uma raça independente,sob o ponto de vista politico,é uma Pátria.
Há muitos povos indepententes que constituem Reinos,Nações,Impérios,mas não uma Pátria.
A raça portuguesa antes de ser uma pátria e mesmo nos primeiros tempos da sua independencia,vivia como latente e diluia nos outros povos da Ibéria.Mas o esboço primitivo definiu-se e a nitida digura apareceu.A língua e os sentimentos por ela traduzidos cristalizaram,destacando-se,em alto relevo,da confusão originaria.
E Portugal é uma raça constituindo uma Pátria,porque adquirindo uma lingua propria,uma historia,uma arte,uma literatura,tambem adquiriu a sua independencia politica."
(Retirado do livro"Arte de Ser Português"-de Teixeira de Pascoaes)

Acerca de mim

A vida por vezes não nos dá o que queremos mas temos de lutar para conseguir o que desejamos!!!!